Figueira Circular em Rede
"R's em Rede"
O projeto “Figueira Circular em Rede” promove comportamentos mais sustentáveis no uso eficiente e duradouro de recursos, ao mesmo tempo que contribui para a integração da economia circular ao nível de práticas do dia-a-dia.
É com este mote que lançamos o desafio “R’s em Rede”, através do qual pretendemos sensibilizar e dar a conhecer a toda a comunidade, os R’s da Sustentabilidade. Estes 6 R’s demonstram como podemos reduzir o nosso consumo e reduzir o desperdício, fazendo escolhas diferentes na nossa vida quotidiana.
O desafio “R’s em Rede” decorre de 22 de abril a 22 de maio de 2022.
Destina-se aos/às estudantes dos 2.º e 3.º CEB e ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, respetivas comunidades locais e aberto a todos/as os/as seguidores das redes sociais da Plataforma de Ciência Aberta.
Os/As participantes, além de ganharem Sustentos/Duals, podem habilitar-se a alojamento de 1 noite e 1 entrada no Centro Ciência Viva de Bragança, para toda a sua família!
Para mais informações, consulte o regulamento e condições de participação .
Os 6 R’s, segundo a UNESCO:
-
Repensar: Como vês o mundo natural e os seus recursos? Será que produzimos demasiados produtos? Já reparaste que as escolhas que fazes na tua vida quotidiana podem fazer a diferença?
-
Recusar: Não aceites, compres, ou apoies produtos ou empresas que prejudiquem pessoas, animais ou o ambiente (como o plástico!).
-
Reduzir: Limita ou reduz o teu consumo e o uso de energia e água.
-
Reutilizar: Adquire artigos reutilizáveis ou doa os teus artigos.
-
Reparar: Podes consertá-lo? Ou consegues reaproveitá-lo ou utilizá-lo outra forma?
-
Reciclar: Elimina o produto de uma forma que o transforme em algo mais. Por exemplo, os resíduos biológicos podem ser transformados em terra valiosa, jornais velhos em novos livros escolares ou cinzas de plástico em casas. Lembra-te - nem todas as coisas colocadas no caixote da reciclagem acabam por ser recicladas, por isso esta é uma última opção!
Adaptado da UNESCO: Trash Hack Action learning for sustainable development