top of page

EXPERIÊNCIAS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA NA PLATAFORMA

Visita à Exposição e Laboratório Precious Plastic + 1 Oficina

Desde as alterações climáticas, passando pela economia circular e viajando até à imensidão do céu noturno, venha descobrir este território raiano e deslumbrar-se com os vales dos rios Douro e Águeda.

Nota: Sujeito a marcação prévia, através de 965 336 157 ou info@plataforma.edu.pt

PNG3.jpg

EXPOSIÇÃO: "ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E COMUNIDADES LOCAIS"

A exposição Conversas com o Planeta Terra (Conversations with the Earth, CWE) partilha histórias sobre o impacto das alterações climáticas no quotidiano das comunidades locais, e como o seu modo de vida foi forçosamente alterado. É uma proposta para ouvir com atenção as diferentes comunidades do Planeta e para refletir sobre possíveis respostas aos desafios globais do nosso tempo.

20221109_151331_edited.jpg

OFICINA 1

DO DESCARTÁVEL AO DURÁVEL

Antigamente nada era desperdiçado - a economia circular estava sempre em ação! -, e a tudo se dava uma nova vida. Por exemplo, dos restos de tecidos nasciam mantas de retalhos ou bolas de trapos para jogar, as cascas de amêndoa serviam como combustível e o pêlo de coelho era utilizado para fazer chapéus. E hoje, com os materiais que descartamos no nosso dia a dia, como os poderemos reutilizar e que coisas novas poderemos construir?

Através de técnicas de costura, fusão e transformação (upcycling) de plástico, vamos produzir tecidos resistentes e duradouros e pôr mãos ao trabalho! Reutilizando e transformando plásticos poderemos criar cadernos, capas, estojos, carteiras, … estimulando a criatividade na procura de estratégias de redução do consumo e de novas formas de reutilização.

_MG_5693 – grande_edited.jpg

OFICINA 2

O CÉU QUE NOS INSPIRA

A escuridão do céu noturno é uma das riquezas do interior de Portugal, nomeadamente das zonas raianas. Aqui, é comum ouvir estórias de como "os antigos" se guiavam pelas estrelas, constelações e planetas que viam no céu.

Mas será que ainda vemos o céu com a mesma qualidade que no tempo dos nossos avós? A poluição luminosa, para além de reduzir a visibilidade do céu escuro, contribui para as alterações climáticas, e tem impactos negativos sobre várias espécies, habitats e ecossistemas.

De olhos postos no céu, e através de um telescópio, vamos “chegar mais perto” dos astros que nos guiam desde a antiguidade. E se apurarmos bem os sentidos, descobriremos que há vida animal que apenas se revela à noite. Que aves conseguiremos escutar ou que insetos veremos a esvoaçar?

 

Nota: Esta atividade está dependente das condições meteorológicas.

bottom of page